Hospital das Clínicas poderá oferecer até 80 leitos para pacientes com coronavírus

.
O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) poderá disponibilizar até 80 leitos para atendimento exclusivo de pacientes com coronavírus, sendo 49 do tipo enfermaria – para atendimento de infectados – e 31 unidades de tratamento intensivo (UTI) – para acolher aqueles em estado grave.

A disponibilidade de um espaço no hospital para a montagem desses leitos foi confirmada na manhã desta quarta-feira (25/03) pelo diretor do Hupes, professor Antonio Carlos Moreira Lemos. O hospital coloca-se, assim, à disposição da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) para receber o material necessário à colocação desses leitos em funcionamento, como insumos, equipamentos (respiradores e monitores, entre outros) e recursos humanos na área da saúde.

Também conhecido como Hospital das Clínicas, o Hupes é um órgão da Universidade Federal da Bahia gerido pela Ebserh, que faz parte da rede de atenção à saúde pública da Bahia. “Temos algo substantivo a oferecer nesse momento. Estamos juntos, em parceria com a Sesab, para atuar no combate à pandemia do coronavírus”, afirma o reitor João Carlos Salles.

A oferta do espaço do hospital “reforça o comprometimento do Hupes-UFBA/Ebserh com os usuários do Sistema Único de Saúde que venham a necessitar de assistência”,  afirma, em nota, a direção do Hupes. Diz ainda a nota: “Com essa ação, o Hospital será mais uma unidade de referência para o controle da pandemia da Covid-19 na Bahia”.