Fique por Dentro

Modelos matemáticos baianos para auxiliar no combate à Covid-19 são publicados na revista Nature

Diante da emergência sanitária causada pela Covid-19, um grupo de pesquisadores de modelagem matemática do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde  (Cidacs/Fiocruz Bahia) e da UFBA desenvolveu modelos matemáticos capazes de prever a infraestrutura hospitalar necessária durante a primeira onda da pandemia de coronavírus.

Estudantes da UFBA criam peças educativas sobre Covid-19 para profissionais de enfermagem

“Estou indo para o trabalho no Serviço de Saúde. E agora?” Responder essas e outras dúvidas comuns a quem atua na linha de frente do combate à Covid-19 é o principal objetivo de uma série de cards educativos produzidos por estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A experiência na elaboração do material, direcionado especialmente para profissionais de enfermagem, ganhou destaque em artigo publicado recentemente pela Revista Tecnologia e Sociedade, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Estudos genômicos podem ajudar a responder se imunidade à Covid é sazonal ou duradoura

Uma questão essencial ainda a ser respondida nesta pandemia de Covid-19 é se a imunidade induzida pela infecção causada pelo vírus SARS-CoV-2 será duradoura, ou se seguirá o padrão visto para outros coronavírus sazonais, onde a resposta imune pode ser de curto prazo.

Hupes conduz protocolo de pesquisa para testar vacina contra coronavírus e inaugura ambulatório para curados da Covid-19

O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia, administrado pela Ebserh (Hupes/UFBA-Ebserh) vai conduzir um protocolo de pesquisa utilizando a vacina da farmacêutica Jansen-Cilag, desenvolvida em parceria entre Estados Unidos e Bélgica.  Atualmente, a Jansen-Cilag é uma das seis que já estão na terceira e última fase de testes – a que é testada em larga escala em humanos.

Tele Coronavírus encerrou atividades com mais de 110 mil atendimentos

O Tele Coronavírus, serviço telefônico que orientou a população e esclareceu dúvidas sobre a pandemia do novo coronavírus – contando, para esse trabalho, com estudantes e professores de medicina da UFBA e de outras universidades baianas, em parceria com o Governo do Estado -, encerrou suas atividades em 31 de julho de 2020, com 110.679 pessoas atendidas remotamente. A partir deste mês, o atendimento concentrado pelo aplicativo de telemedicina Monitora Covid-19, do Governo do Estado.