Novos leitos, ponto de vacinação no campus e campanha pró-imunização: novas ações da UFBA no combate à Covid

No mais grave momento da pandemia até aqui, quando os números de mortos batem recorde a cada dia, atingindo a trágica cifra de 270 mil vidas perdidas para o coronavírus, a UFBA tem se engajado em ações concretas em favor do tratamento hospitalar adequado e da imunização da população. Nas últimas semanas, foram abertos 30 novos leitos no hospital universitário (Hupes/Ebserh/UFBA) para tratamento de pacientes com sequelas da Covid-19 que já estejam fora da fase de contágio da doença; 10 tendas de vacinação foram instaladas pela Prefeitura de Salvador no campus de Ondina, criando um novo ponto de imunização, que tem ajudado a minimizar as filas; e, junto com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi lançada a campanha “Todos pelas Vacinas”, em favor da disseminação de informações sobre a segurança dos imunizantes contra o coronavírus e pelo combate à disseminação de notícias falsas.

A UFBA também já colocou à disposição das autoridades sanitárias os oito ultrafreezers existentes na Universidade, caso haja necessidade de armazenamento de vacinas que necessitem de baixíssimas temperaturas – o que não é o caso das que vêm sendo aplicadas atualmente. E a Pró-reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep) têm informado aos membros da comunidade universitária o cronograma oficial de vacinação, em conformidade com as atualizações disponibilizadas pelos órgãos sanitários.

Hupes: 30 novos leitos

O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA/EBSERH/MEC) abriu 30 novos leitos (20 de enfermaria e 10 de UTI) para receber pacientes covid que, mesmo cessada a fase contagiosa, precisam permanecer internados para o tratamento de comorbidades. Esses pacientes estão sendo transferidos para o Hupes-UFBA – no momento, 11 já se encontram ocupados – , contribuindo, assim, para desafogar a rede hospitalar de referência para pacientes Covid, hoje próxima à saturação. Os novos leitos são resultado de acordo firmado com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Muitos pacientes que se internam com Covid são idosos, com uma ou mais comorbidades, a exemplo de insuficiência cardíaca congestiva, edema pulmonar, insuficiência renal, pneumonias, sepses, dentre outras, que impõem a necessidade de permanecer internados em unidades hospitalares e que terão, portanto, melhor condição assistencial no hospital universitário.

Ficou também acordado entre o representante da Sesab e a gestão do complexo que pacientes regulados para este complexo por outros problemas de saúde que, no decorrer do seu internamento, venham a testar positivo para Covid, serão transferidos para unidades de referência Covid do estado, abrindo assim novas vagas no Hupes para outros pacientes com o perfil de comorbidades, objeto do acordo.

“Estou certo de termos encontrado o melhor caminho no atendimento dos anseios da sociedade, com a Universidade Federal da Bahia, mais uma vez, somando forças à defesa da saúde da população da Bahia”, declarou o professor Roberto Meyer, Superintendente do Sistema Universitário de Saúde da UFBA (SIUNIS), que também lembrou a possibilidade de ampliação do quantitativo de leitos hoje ofertado.

O superintendente do Hupes, professor Antônio Carlos Lemos, manifestou satisfação com o resultado das negociações com a Sesab, pois “isso permite que o hospital mantenha as condições de segurança para os trabalhadores, professores, estudantes e usuários do SUS, ao tempo que, sem dúvida, trará uma redução da morbi-mortalidade de pacientes na fase pós-covid”.

Vacinação no campus

As 10 tendas de vacinação contra o Covid-19, no sistema “drive-thru”, foram instaladas no campus de Ondina (estacionamento da Escola de Matemática) no último dia 04. A universidade atendeu imediatamente ao pedido da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS), em um momento em que a pandemia do novo coronavírus já matou mais de 270 mil pessoas, cedendo espaço para a instalação dos postos de imunização, sob a coordenação do distrito Sanitário Barra-Rio Vermelho, visando a desafogar o 5º Centro dos Barris-Clementino Fraga.

Os trabalhos de iluminação, instalações elétricas e levantamento das tendas foram realizadas pela Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sumai) da UFBA.

Segundo informação da coordenadora do Distrito Sanitário Barra-Rio Vermelho da SMS, o atendimento será de domingo a domingo, das 8h às 17h. Espaços do Pavilhão de Aulas da Federação (PAF) I foram destinados a apoio à equipe de vacinação.

Todos pelas Vacinas

Empenhada na luta pela vacinação em massa, como única maneira de deter a pandemia, a UFBA valida assim o seu compromisso e função social enquanto universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. Desde o início da pandemia, a UFBA tem participado de diversas ações desta natureza, a exemplo da recente adesão à campanha “Todos pelas vacinas”, junto com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Assista ao vídeo da campanha: https://youtu.be/Ple0VC6Gblk

Ultrafreezers

A UFBA já informou às autoridades de saúde que possui oito ultrafreezers em condições de atender à estocagem de vacinas, quando for necessário. São todos equipamentos verticais, podendo chegar até a – 85°C, com capacidades de armazenamento que vão de 330L a 572L, cada. Seis desses ultrafreezers estão instalados no Laboratório de Imunologia do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) e os outros dois aparelhos estão no Instituto de Biologia.