Idosos e residentes universitários recebem orientações e visitas de profissionais do SMURB

Estudantes moradores das residências universitárias e pessoas acima de 60 anos foram o público-alvo de um conjunto de ações desenvolvidas pelo Serviço Médico Universitário da UFBA (SMURB). As atividades de orientação em saúde foram coordenadas pela equipe de enfermagem do serviço e aconteceram entre os dias 30 de março e 24 de abril, como parte dos esforços de prevenção contra o Covid-19.

Principal grupo de risco do novo Coronavírus, os idosos foram os primeiros a receber a atenção do grupo de Enfermagem do SMURB. Cerca de 1.000 pessoas acima de 60 anos e frequentadores do serviço universitário no último ano receberam ligações da equipe. No atendimento remoto, os profissionais buscaram entender as condições de saúde do interlocutor, presença de sintomas, além de elucidar as principais dúvidas quanto a prevenção ao vírus.

A enfermeira do Serviço Médico Universitário, Rafaela Lôbo, explica o propósito da ação. “Com o fechamento do SMURB, a equipe começou a trabalhar de forma remota, respondendo aos usuários por email. No entanto, sabemos que boa parte do público idoso pode não ter acesso a essa ferramenta. Para que eles não ficassem de fora do atendimento, decidimos contatar essas pessoas, que já foram atendidas anteriormente pelo SMURB, abordando questões como imunização para o H1N1, prevenção para o coronavírus e o que fazer em caso de sintomas da doença”, afirmou.

ED Smurb1A suspensão das atividades presenciais não essenciais na Universidade – que teve implicações em parte das atividades do Serviço Médico – também não impediu que as profissionais visitassem as residências universitárias, prestando orientações precisas aos estudantes que permaneceram nos locais mesmo com a suspensão das aulas. As idas foram organizadas pela equipe de Enfermagem, juntamente com a infectologista do serviço Diana Brasil, e viabilizadas com o apoio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA (PROAE) e de lideranças das residências. A atividade foi cercada de todo o cuidado necessário para resguardar a saúde das profissionais e dos moradores.

“Vimos que um grupo significativo de estudantes das residências universitárias não conseguiu retornar a suas casas quando as aulas foram suspensas. Assim, formulamos estratégias para levar a eles informação”, explica a enfermeira Gleide Araújo, coordenadora da equipe de Enfermagem. A visita mostrou-se necessária especialmente por se tratar de um ambiente comunitário, que exige cuidados coletivos e individuais. “Falamos a todo momento sobre ficar em casa. A casa para esses alunos é a residência, um espaço de vivência em grupo, compartilhado, coletivo e que tem suas especificidades”, ressaltou a profissional.

Além de orientações básicas sobre como fazer higienização correta das mãos, como utilizar corretamente as máscaras e manter o correto distanciamento, os alunos tiveram checada a sua temperatura, receberam máscaras de tecido providenciadas por voluntários do próprio SMURB e da PROAE, e uma cartilha com orientações. A equipe também orientou os alunos sobre como entrar em contato com o serviço em caso de necessidade, por e-mail, e disponibilizou para os estudantes um canal no aplicativo Telegram, em que serão compartilhadas notícias atualizadas relativas à pandemia de COVID-19.

Jessica Garcia Santana, estudante de Geografia e moradora da residência Universitária da Garibaldi, apreciou, em especial, a orientação quanto ao funcionamento do serviço. “Os profissionais nos orientaram sobre como marcar consultas médicas neste período. Essa informação acrescentou bastante, pois muitos de nós não sabíamos como proceder em caso de doença ou diante da necessidade de renovar uma receita médica, por exemplo”, afirmou a aluna. Já a estudante de Medicina Veterinária e também moradora da residência R5, Rosana Souza Sá, destacou como importante as informações sobre os procedimentos em caso de adoecimento de algum dos moradores. “Até então, não tínhamos noção de como se comportar caso alguém adoecesse no ambiente da residência. Hoje sabemos a quem e como procurar. Isso nos deixa mais tranquilos”, considerou.

Orientações nutricionais

Nutricionistas do Serviço Médico da UFBA também estão empenhadas em passar à comunidade universitária informações relevantes relacionadas ao COVID-19. As profissionais estão divulgando vídeos no Youtube com dicas para compra, armazenamento e conservação de alimentos, além de informações sobre como a alimentação pode contribuir para a saúde em tempos de pandemia.