UFBA e Sesab oferecem teleconsultoria especializada a profissionais de saúde

Professores da Faculdade de Medicina da UFBA (FMB), em parceria com o núcleo de telessaúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), irão auxiliar médicos e dentistas das Unidades Básica de Saúde de 417 municípios da Bahia no cuidado de pessoas com doenças crônicas. A ação será feita por meio do novo serviço de Teleconsultoria Especializada, que busca descentralizar esses atendimentos, muitas vezes feitos em Salvador, reduzindo a necessidade de deslocamentos – medida essencial ao enfrentamento do coronavírus.
 
“Essa ação faz com que os pacientes tenham uma consulta com um especialista, sem viagens que chegam a até 18 horas em ônibus ou vans, cuja insalubridade e desconforto é conhecida por todos nós”, afirma Ailton Melo, docente do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da FMB e um dos integrantes da Teleconsultoria Especializada. Ele destaca que a ação “permite atendimento mais humanizado ao paciente em seu local de habitação, e acesso para todo o estado de conhecimento gerado pela universidade”.
 
O serviço de apoio, que tem os professores da UFBA como teleconsultores, investe na qualificação e ampliação das capacidades dos profissionais de saúde do estado. Os docentes também estão gravando aulas para serem disponibilizados aos profissionais de saúde. A iniciativa dá força a um projeto já existente, o Telessaúde Bahia, da Sesab, criado em 2013, que já respondeu a 16 mil teleconsultorias de profissionais de Saúde.
 
Atualmente, 60 professores da UFBA estão cadastrados, número que será ampliado devido à solicitação de participação de outros docentes. A unidade em prol do bem-estar social é vista pela abrangência na participação: “todos os departamentos da Faculdade de Medicina da UFBA têm professores cadastrados”, afirma Ailton Melo. O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes) da UFBA também colabora com o projeto.
 
A troca de informações e opiniões entre os docentes da UFBA e os profissionais de saúde irá auxiliar no diagnóstico e na terapia em mais de dezessete especialidades médicas: cardiologia, nefrologia, endocrinologia, psiquiatria, ginecologia, gastroenterologia, hepatologia, imunologia, infectologia, neurologia, reumatologia, urologia, medicina do trabalho, pediatria, nutrologia, ortopedia e saúde da família, além de estomatologia, especialidade da Odontologia. Além de responder demandas dos profissionais de saúde, uma consulta poderá ser feita em tempo real com o professor especialista da UFBA, o médico ou dentista da unidade básica de saúde e o paciente por meio de sala virtual.
 
“Desse modo, em um momento em que o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa da união de todos os brasileiros, a UFBA contribui para diminuir o sofrimento, comorbidades e a letalidade gerada pela falta de atendimento especializado”, afirma Melo.
 
Profissionais de saúde
 
Médicos e dentistas que atuem na atenção básica devem realizar o cadastro na Plataforma do Telessaúde (http://plataformatelessaude.saude.ba.gov.br/) para ter acesso à Teleconsultoria Especializada. O prazo para as respostas é de até 48 horas, contado a partir do envio da solicitação para a plataforma do Telessaúde Bahia.